Descrição
O objetivo do Curso de Docência na Educação Superior é desenvolver competências dimensões cognitivas e pedagógicas do docente da educação superior a partir das inovações propostas pela sociedade da informação. Serão levantados debates sobre experiências profissionais, da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.
O curso ainda propõe uma série de técnicas próprias de didática, atividades pedagógicas e princípios de aprendizagem aplicáveis ao ensino superior. Compreende tópicos referentes à docência no ensino superior, aos ambientes de trabalho, à educação como fundamento da ação educativa e à prática educativa, pedagógica e didática, entre outros.



Conteúdo programático
UNIDADE 1 - A UNIVERSIDADE E O ENSINO SUPERIOR
1. A Universidade
2. Evolução da Educação Superior no Brasil
3. A Importância da Universidade para o desenvolvimento
UNIDADE 2 - AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NA EDUCAÇÃO
1. A sociedade da informação
2. O uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação
3. A Educação contemporânea
UNIDADE 3 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UNIDADE 4 - INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
1. A abordagem dos sistemas de informação e o Conexionismo na Educação
UNIDADE 5 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. Contrastes entre o Cognitivismo e o Humanismo
2. Os períodos de desenvolvimento Cognitivo
3. Planejamento de atividade diagnóstica do ponto de vista dos níveis de desenvolvimento propostos por Vygotsky
UNIDADE 6 - A METODOLOGIA DAS AVALIAÇÕES FRENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1. Aspectos atuais das avaliações na Educação
2. O sistema de avaliação interligado ao processo de ensino-aprendizagem
3. Planejamento e aplicação de atividades
      


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.