Descrição
O curso tem por objetivo a formação de professores de diversas áreas de maneira disciplinar para atuarem, preferencialmente, na Educação Profissional e Tecnológica. Enquadram-se também demais profissionais e pessoas interessadas no assunto, que buscam a melhoria da qualidade da Educação no país.
Espera-se por fim, capacitar profissionais da Educação Profissional e Tecnológica através de vivências na área da didática e cidadania, levando ao bom desenvolvimento e desempenho das competências e habilidades dos docentes que atuam nestes níveis.
       


Conteúdo programático
UNIDADE 1 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. Contrastes entre o Cognitivismo e o Humanismo
2. Os períodos de Desenvolvimento Cognitivo
3. Planejamento de atividade diagnóstica do ponto de vista dos níveis de desenvolvimento propostos por Vygotsky
UNIDADE 2 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
1. Educação Profissional e Tecnológica
2. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
UNIDADE 3 - AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA NA SALA DE AULA
1. As Teorias de Aprendizagem
2. A importância das Teorias de Aprendizagem no âmbito educacional
3. Planejamento baseado nas Teorias de Aprendizagem
4. O Schème de Piaget
5. O Schème de Piaget aplicado no processo de ensino-aprendizagem
UNIDADE 4 - O ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL NO BRASIL
UNIDADE 5 - A LEGISLAÇÃO DA EPT E A RELAÇÃO SOCIAL DE TRABALHO
1. Aplicação da Legislação para a Educação Profissional e Tecnológica
2. A relação entre práticas sociais e o trabalho
UNIDADE 6 - A METODOLOGIA DAS AVALIAÇÕES FRENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1. Aspectos atuais das avaliações na Educação
2. O sistema de avaliação interligado ao processo de ensino-aprendizagem
3. A Importância do Planejamento



Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.