Descrição
O objetivo geral desse curso é compreender como o plano de negócios contribui para a perenidade da empresa. É descrito a evolução histórica do empreendedorismo no Brasil; levantar os tipos de plano de negócios; identificar características contributivas do plano de negócios para microempresas; sintetizar um conjunto de afirmações para formação do preço de venda.
Esse curso tem o intuito de realizar uma pesquisa afim de que possam ser coletadas informações que colaborem na compreensão de como o preço de venda é importante na manutenção da perenidade de uma empresa.
       


Conteúdo programático
UNIDADE 1 - PLANO DE NEGÓCIO: DEMONSTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTO USANDO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO
O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO
ESBOÇO DE UM PLANO DE NEGÓCIO
ANÁLISE DO SETOR
DESCRIÇÕES DO EMPREENDIMENTO
PLANO DE PRODUÇÃO
PLANO DE OPERACIONAL
PLANO DE MARKETING
PLANO ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO DE RISCO
PLANO FINANCEIRO
INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DO E-COMMERCE
UNIDADE 2 - O PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA NA VIABILIDADE DA MANUTENÇÃO DA MICROEMPRESA
LEVANTAMENTO DE LITERATURA SOBRE EMPREENDEDORISMO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
PLANO DE NEGÓCIOS: UMA BREVE INTRODUÇÃO
MODELOS DE PLANOS DE NEGÓCIOS
UNIDADE 3 - INOVAÇÃO STARTUP: TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS DE SUCESSO
UNIDADE 4 - O EMPREENDEDORISMO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
EMPREENDEDOR E O PROCESSO EMPREENDEDOR
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
EMPREENDEDORISMO POR OPORTUNIDADE E POR NECESSIDADE
O PAPEL SOCIAL E ECONÔMICO DO EMPREENDEDORISMO
C E A S A MINAS E O COMÉRCIO NO VAREJO
ANÁLISE DA PESQUISA



Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.